15 Dicas para conservar frutas e legumes por mais tempo

15 Dicas para conservar frutas e legumes por mais tempo

Às vezes, quando você vai comprar a comida do mês, fica muito empolgado e joga no carrinho um pouco de tudo, porque “é melhor sobrar e não faltar”. Frutas, verduras e legumes continuam a amadurecer e, infelizmente, você acaba jogando fora muito do que comprou porque são produtos que não estão mais em boas condições para o consumo.

A conservação que você dá a eles pode favorecer sua economia e evitar que sejam descartados porque estragaram. É importante levar em consideração o clima do lugar onde mora, porque isso também pode afetar a maturação dos alimentos. Quanto mais úmido e quente o local, mais riscos correm alguns vegetais.

Incrível.club compartilha com você algumas dicas que podem ser aplicadas na conservação de suas compras e para que os alimentos permaneçam frescos por mais tempo.

Fora da geladeira

1. Envolva os talos das bananas com plástico
ou papel alumínio

As bananas produzem gás etileno no período de maturação. Ao cobrir as hastes com plástico ou alumínio, pode-se impedir que a substância se espalhe para outras partes da fruta, evitando que a polpa amoleça muito rapidamente.

  • Sua duração habitual aumentará de 4 a 5 dias.

2. Coloque as cebolas em meias de nylon

O excesso de umidade pode apodrecer as cebolas num curto espaço de tempo. O ideal é mantê-las em um local fresco e com pouca luz. Você pode colocá-las em meias de nylon ou em tecido que tenham buracos e pendurá-las para melhorar sua conservação.

  • Sua duração pode ser estendida a até 6 a 8 meses.

3. O alho gosta de locais escuros e pouca umidade

Se você costuma colocar o alho na geladeira, seria melhor reconsiderar, porque embora possa durar, é mais provável que apodreça pela umidade. O ideal é mantê-lo em um recipiente ou saco de papel que esteja em um local escuro e seco.

  • Se você mantiver as cabeças de alho inteiras, elas podem durar até 2 meses. Se você separar os dentes, sua duração é encurtada para 3 a 10 dias.

4. Salsa, coentro, manjericão e aspargos: coloque as hastes em um recipiente com água e deixe à temperatura ambiente (sem lavar)

Se você não quiser colocar esses vegetais na geladeira, é importante mantê-los na água, como se fossem flores. Então você pode cortar as folhas de que precisar para consumi-las.

  • Em bom estado, podem durar de 4 a 5 dias.

5. As batatas devem ser acondicionadas em malha ou soltas
e em local fresco

Evite colocá-las em sacos plásticos. É melhor deixá-las dentro de malhas ou sacos escuros que tenham algumas perfurações que favoreçam a transpiração. Se desejar, outra opção para preservá-las pode ser uma caixa com grades cobertas com jornal ou papel absorvente. A temperatura ideal que as batatas devem ter varia de 7 °C a 11 °C.

  • Duração de 1 a 2 semanas.

6. Se os abacates não estiverem maduros, cubra-os com jornal e coloque-os em um saco de papel

Se os abacates estão verdes e você os coloca na geladeira, acabará freando o processo de amadurecimento. Para que amadureçam, será necessário envolvê-los com jornal e deixá-los dentro de um saco de papel. Mais tarde, coloque-os no armário onde costuma guardar os outros alimentos. Se quiser que amadureçam mais rápido, ponha uma banana dentro do saco.

  • Com saco: amadurecimento de 3 a 5 dias
  • Sem saco: amadurecimento em até 7 dias
  • Saco e banana: 2 a 3 dias

7. Tomates devem estar a uma temperatura superior a 10 °C para melhor preservar seus sabores

No caso dos tomates, quanto mais maduros, mais concentrados são seus sabores. Quando entram em contato com o freezer e permanecem gelados, perdem o sabor. O ideal é mantê-los a uma temperatura acima de 10 °C.

  • Sua duração pode variar de 3 semanas a 2 meses, dependendo do grau de maturidade em que se encontram quando comprados.

Dentro da geladeira

1. Coloque cogumelos e champignons (sem lavar) em um
saco de papel com salsa

É importante não lavar os cogumelos se não for consumi-los no momento. Se forem colocados em contato com a água, gera-se umidade, porque eles não secam completamente. Recomenda-se armazená-los em um saco de papel e adicionar alguns ramos de salsa para que funcionem como um antioxidante e não apareçam manchas. Depois, você deve guardá-los na geladeira.

  • Duração de 3 a 5 dias.

2. Desinfete seus morangos com vinagre branco sem
remover o caule

O ideal é lavar os morangos apenas quando for consumi-los, caso contrário eles podem absorver água e começar a amolecer, acelerando o processo de maturação. Para desinfetá-los, use uma parte de vinagre branco e duas de água. É importante verificar se não há mofo em um deles, pois isso pode arruinar o resto. Se for congelá-los, remova o caule e coloque-os em um saco hermético. Se eles forem ficar na geladeira, deixe-os em uma peneira para respirar.

  • Na geladeira: podem durar de 5 a 6 dias.
  • No freezer: de 2 a 4 meses.

3. Envolva a alface, o espinafre ou a acelga (após a desinfecção) para mantê-los frescos

Lave e desinfete. Certifique-se de que as folhas estejam completamente secas antes de guardá-las na geladeira. Para isso, você pode usar um recipiente de plástico ou um saco hermético. É importante envolvê-las bem com papel absorvente, pois isso fará com que a água remanescente do processo de lavagem seja eliminada em sua totalidade.

  • Se você armazená-las corretamente, duram de 1 a 2 semanas em boas condições.

4. Se você já cortou um limão, não desperdice a outra metade — embrulhe-a em alumínio ou coloque sal

Às vezes usamos apenas uma metade do limão e acabamos jogando a outra no lixo. A melhor coisa é embrulhar a parte restante em alumínio. Outra alternativa é colocar sal na polpa e guardar na geladeira. Antes de usá-lo, basta enxaguar bem.

  • Inteiros: até 2 semanas.
  • Partidos: até 3 dias sem mudar a cor e o sabor.

5. Não deixe que o abacate se oxide depois de cortá-lo

Para que ele não fique preto, coloque algumas gotas de limão até que toda a polpa esteja coberta ou use um pouco de óleo comestível. Outra alternativa é cortar alguns pedaços de cebola e organizá-los em um recipiente para pôr o abacate em cima.

  • Conservará sua cor de 1 a 2 dias.

6. Se descascar batatas demais, coloque-as em um recipiente com água e vinagre branco

Você não calculou muito bem a quantidade e sobraram algumas batatas da comida. Como já estão descascadas, se você deixá-las na geladeira, no dia seguinte elas estarão mais escuras. Para preservá-las, coloque-as em um recipiente e cubra-as com água. Adicione algumas gotas de vinagre branco e guarde-as na geladeira.

  • Duração: de 3 a 4 dias.

7. Se suas bananas já estiverem muito maduras, você pode colocá-las no congelador para consumi-las em smoothies

Às vezes, quando percebemos, as bananas já estão muito maduras e são tantas que não podemos consumir todas naquele momento. Para mantê-las em bom estado, remova a casca, corte-as ao meio e coloque-as no freezer em um saco hermético.

  • Podem durar de 2 a 3 meses.

8. Faça cubos cheios de sabor com coentro, salsa, manjericão ou qualquer outra erva ou planta comestível

Se você gosta de coisas práticas, pode ter cubos cheios de sabores e aromas no freezer prontos para quando for cozinhar. Pique as ervas ou plantas que deseja usar e coloque-as no fundo em cada um dos espaços da bandeja de gelo. Adicione manteiga derretida ou óleo. Se optar pela manteiga, deixe esfriar e congele.

  • Duração: de 2 semanas a 1 mês.

Bônus: a importância das cores

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão de frutas e vegetais, em quantidade diária próxima a 400 g. É importante que o consumo desses alimentos seja variado porque eles fornecem ao organismo nutrientes que ajudam a prevenir doenças.

As cores das frutas e legumes indicam propriedades específicas:

  • Verdes: proporcionam vitaminas A, C e K, ácido fólico, magnésio, cálcio, fibra e clorofila. Graças aos seus nutrientes, são alimentos que melhoram o funcionamento do fígado, aceleram o metabolismo e promovem a digestão, prevenindo a obstipação.
  • Vermelho e roxo: previnem doenças cardiovasculares e têm licopeno, o que reduz o risco de câncer e diabetes, além de fortalecer o sistema imunológico. Alimentos dessas cores têm um alto teor de antioxidantes e combatem a perda de memória.
  • Laranja e amarelo: contêm muita vitamina C. Melhoram a pele, previnem problemas de visão e algumas doenças, como gripe e câncer.
  • Brancos: possuem minerais como o selênio, melhorando o sistema imunológico. Evitam a retenção de líquidos e protegem os músculos.

Fonte: Incrível

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