4 dicas infalíveis para investir o seu dinheiro

4 dicas infalíveis para investir o seu dinheiro

Ao realizar investimentos devemos ter muita clareza de como iremos administrar nosso dinheiro para ter a tranquilidade que estamos fazendo a coisa certa. Diante disso, muitos se perguntam qual seria a melhor estratégia para montar uma carteira de investimentos vencedora.

Devemos partir da premissa básica de que não controlamos o mercado, ou seja, não influenciamos seus movimentos e não sabemos para onde ele vai, apesar das nossas expectativas quanto ao futuro. Todavia, temos sim controle sobre muitos pontos extremamente relevantes na construção de uma carteira de investimentos eficiente. A implementação destes pontos depende exclusivamente do investidor, portanto, é preciso entender a sua importância e ser fiel à estratégia definida.

Nesse sentido, compartilho os princípios que considero fundamentais na gestão de uma carteira de investimento de sucesso e sobre os quais sempre devemos ficar atentos:

CUSTOS: não controlamos o mercado, mas controlamos nossos custos. Devemos buscar o máximo da eficiência, com os menores custos de transação e fiscais, bem como produtos com baixas taxas de administração ou que entreguem historicamente uma ótima relação custo x benefício.

OBJETIVO: não controlamos o mercado, mas controlamos nossos objetivos. Devemos ter clareza em relação ao objetivo do investimento e considerar o prazo para utilização do recurso (uma data específica ou perpetuidade), de forma a definir a estratégia mais apropriada.

DISCIPLINA: não controlamos o mercado, mas controlamos nossa disciplina. Devemos ter consciência do quanto o contexto e a emoção nos influenciam nas decisões de investimentos, mantendo a disciplina na estratégia definida para a carteira de investimentos, realizando rebalanceamentos sempre que necessário.

ESTRATÉGIA: não controlamos o mercado, mas controlamos nossa estratégia. Devemos manter uma estratégia de diversificação em diferentes classes de investimentos e de controle de riscos, de acordo com os objetivos e os prazos definidos.

A partir destes princípios, temos um código de sucesso para investir o dinheiro, o que torna o processo mais simples e seguro. Ao segui-lo, você irá se diferenciar da maioria dos investidores e não cair em armadilhas e tentações, que podem custar caro ao longo da trajetória de investimentos. A essência de uma filosofia de investimento de sucesso é focar naquilo que podemos gerenciar para tomar decisões mais assertivas. Portanto, concentre-se naquilo que você pode controlar, ao invés de se preocupar com notícias e movimentos de curto prazo.

Planeje e seja feliz!

Envie seu comentário