Como corrigir a síndrome dos ombros caídos? 5 minutos

Como corrigir a síndrome dos ombros caídos? 5 minutos

Problemas psicológicos, como baixa autoestima ou depressão, também podem causar a síndrome do ombro colapsado. Explore como lutar contra isso naturalmente.

A síndrome do ombro colapsado é um problema postural que afeta muitas pessoas. No entanto, não é apenas a má postura que afeta os ombros e a coluna, essa condição pode envolver problemas em outras partes do corpo e às vezes até com emoções e auto-estima.

Sabe no que consiste e como corrigi-la? Neste artigo detalhamos como se desenvolve, quais fatores estão envolvidos e quais são os exercícios que podem ajudar em seu tratamento. Descubra!

Essa síndrome pode originar-se de problemas físicos na coluna ou na região do pescoço, porém, em alguns casos, está relacionada a problemas emocionais e de autoestima.

A síndrome do ombro colapsado, também conhecida como síndrome da cruz anterior, é um dimorfismo postural. O que acontece é que os ombros tendem a cair para a frente e a cabeça para baixo. Nessa postura, a pessoa parece ficar olhando para o chão para sempre.

Essa postura não afeta apenas os ombros, na verdade, faz com que a coluna fique mais curvada e para a frente. Forma-se assim a chamada “corcunda”, que se refere à cifose do dorso. Também afeta os músculos do peito e pescoço.

Embora isso seja o mais óbvio, manter a coluna ereta e os ombros para trás não é apenas uma questão de saúde física, mas também um reflexo de autoestima. Muitas mulheres com formas complexas de seios costumam adotar essa postura e tentar escondê-la inconscientemente.

No entanto, este é apenas um exemplo. Existem muitos problemas psicológicos que podem levar à adoção dessa postura, como a depressão.

Além disso, hoje em dia, essa postura de ombros flácidos é cada vez mais observada. Parte do motivo é o uso excessivo de computadores e equipamentos eletrônicos. Andar ao telefone faz com que nosso corpo adote essa postura.

O que a síndrome dos ombros caídos causa?

Esta postura causa dor na coluna, tanto lombalgia como dor cervical. Além disso, é realmente antiestético. Isso se deve ao fato de a pessoa perder altura e aparentar uma barriga de tamanho maior. Inclusive, diz-se que, ao andarmos esticados, transmitimos mais segurança e ficamos mais atrativos.

Continuar com esta postura faz com que a flexibilidade se reduza. De fato, altera o movimento das articulações e o equilíbrio. Também pode afetar a respiração e a digestão.

Por tudo isso, é necessário corrigir esta postura tanto no repouso como em movimento. É importante caminhar erguido e com a cabeça alta. Do mesmo modo, também há que estar consciente da postura quando se está trabalhando ou estudando.

Conselhos para corrigir os ombros caídos

Alongamento dos braços

Os exercícios de alongamento são ideais para corrigir a síndrome dos ombros caídos. Além disso, no geral melhoram a postura corporal.

Existem numerosos exercícios que ajudam a ir corrigindo pouco a pouco a postura:

  • Rotação externa dos ombros: O objetivo é levá-los para trás e mantê-los na postura correta. Para isso, leve os ombros para trás por 30 segundos. Repita o exercício cinco vezes. Se for possível, realize-o várias vezes por dia.
  • Rotação de ombros com a escápula: Trata-se de aproximar as escápulas, abrindo o peito e levando os ombros para trás. É similar ao exercício anterior. Quando levar os ombros para trás, tente aproximá-las das escápulas o máximo possível. Mantenha a postura durante 30 ou 40 segundos e repita outras cinco vezes. Assim melhorará também o resto da coluna.
  • Alongamentos da zona peitoral: Existem várias formas de fazê-los. Uma delas é ficar em frente a uma porta e formar um T com os braços. Uma vez assim, dobre os cotovelos e levante os antebraços para «sustentar» o marco da porta. Se der um passo para frente, deverá sentir como os músculos se esticam. Mantenha-se assim por 30 segundos e repita o exercício.
  • Alongamento de coluna: Um exemplo de como fazê-lo é deitar-se de barriga para cima e aproximar o joelho do peito. Permaneça assim por alguns segundos e depois mude de perna. Também pode alongar um braço e a perna contrária ao mesmo tempo. Ambos exercícios aliviarão a coluna.

Concluindo

Como mencionamos anteriormente, os ombros caídos podem ser causados por um problema de personalidade ou autoestima. Por isso, é normal das pessoas tímidas ou complexadas, ou até mesmo daquelas que sofrem com a depressão. Nestes casos não basta somente corrigir a postura. É necessário tratar a causa, e para isso talvez seja necessário procurar um psicólogo ou fazer algum tipo de terapia.

Caso sofra com ombros caídos, o ideal é consultar um fisioterapeuta que possa aconselhar e ajudar. É importante estar consciente de que pode provocar outros problemas físicos. Além disso, caso acredite ser causado por algum complexo, não hesite em pedir ajuda de um psicólogo. Nunca é tarde para melhorar a postura.

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