Como funciona uma partida de futebol de cegos?

Como funciona uma partida de futebol de cegos?

rovavelmente você já teve ter visto uma partida de futebol para pessoas portadoras de deficiências visuais, nem que seja em vídeos na internet. Conhecido como futebol de 5, a partida é disputada por atletas que são completamente cegos. São três categorias no futebol: B1, B2 e B3.

A letra B significa blind (cego) e os números representam o grau da visão dos atletas. A categoria B1 são aqueles que possuem grau de visão muito próximo ou igual a 0%. A categoria B2 são as pessoas que têm a percepção de vultos e a B3 de pessoas que conseguem definir imagens.

Mas qual é a diferença entre o futebol de 5 e o futebol tradicional? Bom, isso é o que a gente vai explicar com detalhes para vocês nessa matéria.

Deficiência visual

Antes de mais nada, é preciso esclarecer um mal entendido. A deficiência remete para muitos a ideia de que a pessoa não é eficiente e muito menos capacitada. Porém, é uma grande ignorância pensar isso. As pessoas com deficiência visual são tão ou mais inteligentes do que muitos por aí. Existe um mito de que deficientes visuais não podem fazer as mesmas atividades que as pessoas que enxergam normalmente, e o futebol para 5 é uma prova de que os deficientes visuais podem fazer quase tudo.

O futebol de 5

As partidas dessa modalidade são em quadras de futsal com uma barreira lateral com um metro e meio de altura para evitar que a bola saia. Desde os Jogos Paralímpicos de Atenas, o esporte também vem sendo praticado em campos de grama sintética, mas com as mesmas medidas e regras do futebol de salão.

São 5 atletas para cada lado, sendo o goleiro (que tem a visão total) e 4 jogadores de linha deficientes visuais. Os jogadores de linha usam um tampão nos olhos para deixar todos os atletas em condições iguais.

Atrás do gol adversário existe um guia que dá a direção do gol, o número de marcadores, a posição da defesa adversária, as possibilidades de jogadas e outras informações importantes para os atletas. Quando alguma falta ou pênalti acontece, esse guia (também conhecido como “chamador”) bate com uma base de metal nas traves para dar direção para os jogadores.

Mas não é tão simples assim, pois o guia não pode falar em qualquer ponto da quadra. A quadra é separada em três partes: o terço da defesa (onde o goleiro tem a responsabilidade de orientar, o terço central (onde a responsabilidade é do técnico) e o terço de ataque (onde a responsabilidade da orientação é do chamador).

Diferente do futebol convencional, o local onde ocorre o jogo precisa estar muito silencioso e a torcida só se manifesta em casos de gol, em faltas, linha de fundo, lateral, tempo técnico e coisas do tipo.

Ah, não podemos esquecer de citar a bola. Como todos sabem, a audição dos cegos é muito aguçada e por isso a bola possui guizos para orientar os jogadores em campo, como saber onde ela está e de onde está vindo. É por isso que é necessário muito silêncio quando a bola está rolando.

As regras

As regras não são muito diferentes do futebol convencional. O jogo é dividido em 2 tempos de 25 minutos com intervalo de dez minutos. A área do goleiro é de 5 por 2 metros, de onde ele não pode sair para realizar defesas e nem pegar a bola. Quanto às faltas, depois de 3 serem cometidas, é dado um tiro livre da linha de oito metros do gol ou do local onde foi sofrida.

E por último, os atletas são obrigados a falar a palavra em espanhol “voy”, que em português significa “vou”, sempre que forem para cima da bola. Isso evita choques entre os atletas. Caso o juiz perceba que alguém foi em direção da bola sem dizer a palavra, é marcada uma falta.

E a seleção brasileira não é penta apenas no futebol convencional. No Mundial de Futebol de 5 para Cegos de 2010, na Inglaterra, o Brasil venceu a Espanha na final por 2 a 0 e se tornou tricampeã. Abaixo vocês podem conferir uma reportagem sobre o jogo:

Em 2014, o Brasil venceu a Argentina por 1 a 0 e se tornou tetracampeão mundial no futebol de cegos.

 

Esse ano, o Brasil foi penta da Copa do Mundo da Espanha vencendo a Argentina por 2 a 0 (infelizmente não encontramos imagens da partida). Sendo assim, somos penta campeões tanto no futebol convencional quando no futebol para 5.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE