Conheça os Benefícios da Caminhada

Conheça os Benefícios da Caminhada

A caminhada é com certeza um dos exercícios mais fáceis e práticos de se fazer e a maioria das pessoas não tem consciência da quantidade de benefícios que ela trás à saúde.

Além de saudável, é uma atividade que pode ser feita em qualquer horário do dia e em qualquer lugar, além de não exigir maiores habilidades esportivas de quem a pratica.

Para quem vive uma vida sedentária, a caminhada é uma ótima forma de começar a prática de exercícios físicos e mudar sua qualidade de vida. Poucos minutos de caminhada diária vão trazer benefícios grandes ao organismo em poucas semanas.

Vamos então a alguns benefícios da caminhada:

Melhora a Respiração

A caminhada trás uma grande melhora para o sistema respiratório, por fazer circular uma maior quantidade de ar nos pulmões. Com isso, são eliminadas com mais frequência impurezas do pulmão, ajudando a prevenir doenças respiratórias.

Doenças inflamatórias, como bronquite e asma, podem ser prevenidas e até tratadas com a caminhada, devidamente acompanhada com um profissional médico. Existem casos que, com uma boa caminhada, pacientes conseguem reduzir e até parar de utilizar alguns medicamentos.

Melhora a Mente

Caminhar é um exercício tão bom que até nosso cérebro se beneficia dela. Enquanto caminhamos recebemos informações que faz com que a mente fique mais atenta a tudo que nos cerca, aumentando assim nossa memória e concentração. Escolher um bom lugar para caminhada ajuda bastante a estimularmos nossa mente e ficarmos atentos, respondendo cada vez mais aos estímulos visuais, sonoros e olfativos.

Previne e Trata a Depressão

Nos dias atuais uma das doenças mais comuns e perigosas, que afeta grande parte da população brasileira é a depressão, e a caminhada pode ser muito benéfica tanto para prevenção quanto para o tratamento, pois, quando caminhamos nosso organismo libera endorfina causando relaxamento do corpo e nos deixando mais animados.

Como a prática da caminhada é tão prazerosa que acaba tornando um hábito, a endorfina será sempre liberada, deixando nosso corpo em melhores condições, contribuindo para evitar que a depressão nos atinja.

E para quem já tem depressão, os efeitos da liberação da endorfina é tão benéfico que a caminhada lhe proporciona momentos de paz e ânimo, facilitando o tratamento dessa doença.

Evita a Osteoporose

Movimentar os ossos é essencial para quem deseja evitar e afastar a osteoporose. A caminhada proporciona essa movimentação, estimulando a absorção de substâncias importantes para nossos ossos. Dessa forma os ossos absorvem o cálcio, que é fundamental para evitar a osteoporose.

Para as pessoas que já atingiram a terceira idade ou que estão entrando nela, a caminhada é um forte aliado, pois, nessa fase há uma grande perda de massa óssea, o que facilita o aparecimento da osteoporose. Para reverter esse quadro e para fortalecer os ossos, a caminhada sempre vai ser uma opção bem efetiva.

Ajuda a Emagrecer

Sendo feita regularmente, a caminhada ajuda a emagrecer e perder barriga, sendo que com essa atividade é possível queimar até 400 calorias por hora e aproximadamente 2,5 cm de barriga em um único mês.

Conclusão

Se pesquisar, você verá que existem vários outros motivos para caminhar, então, deixe já sua vida sedentária de lado, compre um tênis e comece já a caminhar pelo menos uma hora por dia, em poucas semanas você sentirá os benefícios dessa atividade para seu corpo e para sua vida.

Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE