Dadinhos de tapioca

Dadinhos de tapioca

Os dadinhos de tapioca tornaram-se um aperitivo clássico do aclamado restaurante Mocotó, do chef Rodrigo Oliveira, aqui em São Paulo. A criação original leva tapioca granulada, queijo coalho, leite de vaca, sal e pimenta do reino branca. Depois de alguns testes, consegui trocar os ingredientes de origem animal para uma versão vegana satisfatória.

Brownie sem açúcar e sem farinha branca para quem ama doce e tem restrições

Além disso, ao invés de fritar os dadinhos como a receita tradicional, eu assei. Resultado? Ficaram tão gostosos quanto os originais, crocantes por fora e macios por dentro. Acompanhados de molho de pimenta agridoce, como é servido no restaurante, ficam ainda melhores! Não deixe de experimentar esses dois juntinhos ❤ Eu fiz o molho em casa porque não gosto muito apimentado, a receita está no final do post.

Na minha versão, o principal ingrediente que irá dar sabor aos dadinhos é a levedura de cerveja, também chamado de levedo de cerveja, por isso não indico deixar ela de fora. Você pode encontrar facilmente em lojas de produtos naturais, sendo vendido a granel ou em pacotinhos fechados, é bem barato.

A levedura de cerveja é um fermento inativo obtido na fermentação da cevada na produção de cerveja, é rico em vitaminas do complexo B e de proteínas. Naturalmente não contém glúten, porém, algumas marcas processam em máquinas que manipulam alimentos com glúten, o que pode haver contaminação. Na dúvida, é só ler a embalagem pra ver se contém ou não.

ingredientes

massa-dos-dadinhos-de-tapioca

dadinhos-de-tapioca

Como eles demoram para ficar pronto, devido algumas etapas de espera, você pode fazer essas belezinhas e congelar. Assim quando bater aquela vontade já tem pronto. Para isso, coloque os dadinhos já cortados, e não assados, em uma assadeira com um plástico por baixo, todos separados. Leve ao freezer até congelar. Depois, transfira para um saco plástico, assim eles não grudarão uns nos outros. Quando quiser comer, é só retirar do freezer e colocar direto no forno preaquecido.

dadinhos-de-tapioca-sem-gluten-e-sem-lactose

Os dadinhos de tapioca são um ótimo aperitivo para degustar com amigos e familiares. Acompanhados de um molho de pimenta agridoce, de uma bela caipirinha e de um bom papo, ficam ainda mais irresistíveis 😋

dadinhos-de-tapioca-vegano-sem-gluten-e-sem-lactose

Você vai precisar de…
Tapioca granulada – 1 xícara (170 g)
Castanha do pará – 1 1/4 xícara (170 g) – ver nota
Levedura de cerveja – 1 colher de sopa (7 g)
Sal – 1 colher de chá (5 g)
Pimenta do reino – a gosto (opcional)

Como fazer…
1- Em um recipiente coloque as castanhas e cubra com água. Deixe de molho por pelo menos 4 horas.
2- Escorra a água da demolha e lave bem as castanhas em água corrente.
3- Transfira para o liquidificador e adicione 350 ml de água. Bata bem até triturar as castanhas, como se fosse fazer leite vegetal, porém não será coado.
4- Transfira o líquido para uma panela e leve ao fogo médio até levantar fervura.
5- Em uma tigela, misture a tapioca granulada com o sal, a levedura e a pimenta do reino. Junte a castanha batida ainda quente aos poucos, mexendo sempre para não formar grumos. Mexa até a massa começar a firmar.
6- Experimente e acerte os temperos se necessário.
7- Forre uma fôrma (usei uma com 25cm X 16cm) com filme de PVC para facilitar na hora de desenformar. Despeja a mistura e espalhe nivelando com as pontas dos dedos ou com as costas de uma colher. Deixe esfriar até atingir ambiente, e leve à geladeira por pelo menos 2 horas.
8- Preaqueça ou forno a 200 °C.
9- Desenforme a massa gelada e corte em cubinhos.
10- Disponha em uma assadeira e leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos, ou até ficar levemente dourado e com casquinha crocante.
11- Sirva ainda quente acompanhado de geleia ou molho de pimenta agridoce (receita abaixo).

Rendimento: cerca de 70 dadinhos

Envie seu comentário