Limpar a geladeira – Qual a forma certa?

Limpar a geladeira – Qual a forma certa?

Existem no mercado diversas opções de geladeira, das mais econômicas, às mais modernas. De nada adianta ter um aparelho moderno, se não for feita a sua higienização correta.

A limpeza é necessária não somente para a conservação dos alimentos, mas também para economizar energia em casa, todo mês.

Limpeza

Primeiro passo:desligue a sua geladeira, e retire todos os alimentos dela. Assim, você visualiza melhor quais os alimentos estão estragados, perderam a validade, ou ainda não foram utilizados.

Os alimentos perecíveis devem ser retirados primeiro, assim você limpa a parte onde eles estavam na geladeira, e coloca-os de volta, para não correr o risco de perderem em temperatura ambiente.

Uma questão importante a se observar é, se a geladeira for Frost Free (que descongela sozinha), aguarde que o processo seja feito por completo, para então começar a limpar por dentro.

Segundo passo: Retire as prateleiras, os suportes para ovos, e outras partes removíveis como um todo. Lave bem com água e sabão, seque e volte-as para o lugar. Não é recomendado lavar essas peças com água quente, ou produtos corrosivos, pois corre o risco de danificá-las.

Terceiro passo:Limpe o interior da geladeira, com um pano limpo com água e vinagre. Nada de usar detergentes ou alvejantes, porque os alimentos absorvem o cheiro dos produtos.

Com o gelo todo retirado do eletrodoméstico, passe o pano limpo novamente, retirando partículas de sujeira depositadas ali.

Quarto passo: espere a geladeira secar completamente, e depois ligue-a normalmente, com todos os alimentos armazenados em seu interior. Ajuste a temperatura adequada no termostato e pronto.

Para a limpeza do freezer, a mesma regra está valendo: descongele-o completamente, passe um pano limpo no seu interior.

Limpando o exterior da geladeira

Para a área externa, passe um pano úmido com detergente neutro, para não correr o risco de manchar o material da porta do eletrodoméstico (em geladeira inox).

No puxador da porta, o recomendado é limpar com um produto antibacteriano, como o álcool em gel, por exemplo, pois nessa região está a maior concentração de bactérias.

Atrás da geladeira, limpe com um pano seco para retirar o pó acumulado ali, podendo impedir o funcionamento correto do seu eletrodoméstico. O ideal, é limpar a parte de trás a cada seis meses.

Sempre tenha em mãos o manual da sua geladeira, para analisar todas as informações pertinentes a limpeza e possível manutenção no futuro. A limpeza no interior do aparelho, pode ser limpado de quinze em quinze dias, ou mais, dependendo da necessidade da família.

Cuidar corretamente com a limpeza dos aparelhos, é uma forma de economizar na conta de luz, de água, na compra de alimentos, no bom armazenamento destes e utilizando melhor todos os recursos deles, sem precisar de comprar um novo sempre.

A conservação vale para todos os setores da nossa vida, como as roupas, a máquina de lavar, o carro, o micro-ondas, liquidificador, batedeira, forno elétrico, e tudo o mais que usamos no nosso dia a dia.

Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE