Maxixe tem benefícios contra o colesterol e aumenta a imunidade: veja como consumir

Maxixe tem benefícios contra o colesterol e aumenta a imunidade: veja como consumir

O maxixe é um vegetal da família do pepino que é bastante utilizado no Nordeste brasileiro, mas ainda pouco conhecido nas outras regiões do país. Não faltam motivos para adicioná-lo à sua dieta: além de render boas receitas, é rico em nutrientes essenciais para o organismo.

Benefícios do maxixe

Segundo informações da Embrapa, o maxixe tem poucas calorias e é rico em sais minerais, principalmente o zinco, que tem papel fundamental no sistema imunológico e ajuda a prevenir doenças. Veja outros benefícios do vegetal para a saúde:

Controla o colesterol

O zinco presente no maxixe ajuda a equilibrar os níveis de colesterol no sangue, reduzindo o depósito de LDL nas artérias e contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares.

Aumenta a imunidade

O consumo de maxixe auxilia na prevenção e combate doenças: além das propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do zinco, que favorecem os processos de cicatrização do organismo, o vegetal é rico em vitamina C.

Retarda o envelhecimento

O maxixe tem alta concentração de antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

Como preparar o maxixe?

Na hora de escolher o maxixe, prefira os de aspecto verde claro e com espinhos inteiros, evitando os mais amarelados, sinal de que o maxixe já passou do ponto. Antes de consumi-lo, raspe a superfície com uma faca para retirar sua casca, que é bem fina e sensível.

maxixada prato maxixe 0619 1400x800

Na salada

Além de prático, o consumo do maxixe na forma crua ajuda a preservar seus nutrientes. Depois de lavado, descascado e cortado em rodelas, pode muito bem ser confundido com o pepino na salada.

Em refogados

Após lavar e descascar, corte em cubinhos e refogue com óleo, cebola e alho, até ficar macio. Pode servir como base para outras receitas, como uma farofa de maxixe.

No caldo

Prato típico do Nordeste, a maxixada é basicamente um cozido de maxixe com leite de coco e outras especiarias, que pode levar carne ou camarão seco. O vegetal também fica delicioso quando cozido no caldo do feijão. Em ensopados, deve ser acrescentado somente no final, para evitar excesso de cozimento.

Valores nutricionais do maxixe

Uma porção de 100 gramas da parte comestível do maxixe conta com os nutrientes a seguir, de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco) elaborada pela Unicamp.

  • Energia: 14 kcal
  • Proteínas: 1,4 g
  • Carboidratos: 2,7 g
  • Fibras: 2,2 g
  • Cálcio: 21 mg
  • Magnésio: 10 mg
  • Fósforo: 25 mg
  • Sódio: 11 mg
  • Potássio: 328 mg
  • Zinco: 0,2 mg
  • Vitamina C: 9,6 mg

Fonte Vix

Envie seu comentário