Nuvem de gafanhotos pode está chegando no Brasil

Nuvem de gafanhotos pode está chegando no Brasil

Uma praga esta se aproximando do Brasil, podendo atingir o estado de Santa Catarina, surgindo primordialmente no dia 17, na Argentina, passando pelo Paraguai causando grande destruição, principalmente nas lavouras, plantações de milho. Dado compartilhado pela Senasa, nesta terça-feira, exibe regiões em perigo, e uma parte do Rio Grande do Sul já estava incluída.

A possibilidade de chegar a Santa Catarina e no Oeste do estado é elevada, além dos gafanhotos, o descolamento vem acompanhado de ventos fortes.

As nuvens de gafanhotos como é chamado o fenômeno, podem acontecer costumeiramente quando os habitantes de um determinado lugar se elevam muito em números e quando a carência de alimentos, por causa disso eles precisam se deslocar para buscar comida.

Os estudiosos dizem que a quantidade de insetos por um km quadrado pode ser de até 40 milhões.

Contudo mesmo com as grandes perdas nas plantações, os gafanhotos não oferecem perigos para as propriedades e para as pessoas.

Sobretudo novidades sobre o fenômeno estão sendo monitoradas pela A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS e o Ministério da Agricultura, observando o avanço das nuvens.

Já que é muito próxima a distancia, se o clima estiver favorável e a nuvem continuar se deslocando, vai ser inevitável os danos as pastagens, explicou o fiscal agropecuário Ricardo Felicetti, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria.

Por fim se algum agricultor ou produtor perceba o aparecimento dos gafanhotos em uma quantidade elevada, é indicado acionar os órgãos responsáveis na sua região.

Envie seu comentário