O ex-presidente Lula pode ser preso de novo? Entenda…

O ex-presidente Lula pode ser preso de novo? Entenda…
O ex-presidente Kula tem chances de ser preso novamente? Quais são as chances de que isso acontecer?
 O ex-presidente responde a oito processos que corre em Curitiba, São Paulo e Brasília. Para que ele possa ser preso, o petista teria que ser condenado em última instância em algum dos casos nos quais já é réu ou ser preso cuidadosamente no âmbito desses processos ou em alguma das investigações sobre ele que prossegue na Justiça Federal.
Há três tipos de prisão cautelar na lei brasileira:
Flagrante (prisão determinada por qualquer cidadão que testemunhe um crime, ocorre até 24 horas após um fato criminoso; juiz tem que autoriza-la e pode ser convertida depois em preventiva);
Preventiva (determinada judicialmente, sem prazo definido em lei, pode ocorrer no curso de uma investigação ou de um processo para a garantia da ordem pública, concordância da instrução criminal ou aplicação da lei penal);
Temporária (ordenada por juiz, de cinco dias, renováveis por mais cinco, apenas quando essencial para investigações policiais, quando o investigado não possuir residência fixa ou seja necessário esclarecer sua identidade ou quando houver indícios de autoria de crime hediondo ou financeiro)
Inquéritos
Em São Paulo e em Brasília há inquéritos que citam o ex-presidente. Em São Paulo, por exemplo, há os casos Touchdown e vários anexos da delação do ex-ministro Antonio Palocci. Uma eventual prisão temporária ou preventiva de Lula nesses inquéritos dependeria da descoberta de fatos novos, de indícios, por exemplo, de que o ex-presidente estivesse atrapalhando as investigações, por exemplo.

Envie seu comentário