O que seu cabelo pode dizer sobre sua saúde?

O que seu cabelo pode dizer sobre sua saúde?

Dependendo da sua idade, você já deve ter feito muitas coisas no seu cabelo. Uma simples mudança de penteado é capaz de mudar completamente o seu visual. Além disso, existem milhares de cores com as quais um cabelo pode se banhar. A cor vermelha, loira e preta são as favoritas, porém, hoje em dia as cores e os cabelos coloridos estão na moda. Acontece que sempre que nos lembramos do cabelo, pensamos em coisas desse gênero. Visual, produtos químicos, cores, curto ou longo, etc. Mas o que poucas pessoas sabem é que os cabelos podem indicar algumas coisas sobre a sua saúde.

Os cabelos podem falar muito sobre o estado de saúde do seu corpo. Dependendo de como ele estiver, o cabelo pode indicar doenças e problemas que o corpo de uma pessoa está passando. Veja alguns desses problemas denunciados pelo cabelo a seguir.

1 – Brilho

A perda de brilho de um cabelo ocorre na maioria das vezes devido a falta de cuidado e uso de muita química. Porém, a falta de brilho indica também a falta de vitaminas no corpo. Essencialmente selênio, fósforo e enxofre. Para ter certeza é só ver se a falta de brilho vem acompanhada de cáries em seus dentes e gengivas com uma coloração diferente da normal.

2 – Caspa

Caspa não indica algo perigoso na sua cabeça, porém é esteticamente desagradável e causa uma coceira incômoda. Porém, as caspas podem indicar que você está pegando pesado na dieta ou realizando-a de forma errada. Elas aparecem quando gorduras e carboidratos são retirados do cardápio. Problemas gastrointestinais e deficiências imunológicas também podem ser geradoras de caspa. Quando algum desses for o caso, shampoos anticaspas não irão funcionar.

3 – Finos e quebradiços

Cabelos finos e quebradiços indicam desnutrição e falta de proteínas. Essa falta de proteínas também pode ser notada na qualidade da pele, na força das unhas e, como já citado, nos fios de cabelo finos e quebradiços. Porém, cabelos assim podem indicar doenças bem mais graves que só podem ser diagnosticados por médicos especializados.

4 – Perda de cabelo

É normal que 100 fios caiam da sua cabeça diariamente, porém, esse número varia dependendo do estágio da vida em que a pessoa se encontra. Como na gravidez e na menopausa. Se você estiver perdendo mais de 100 fios em um estágio onde isso não deveria estar acontecendo, pode indicar diabetes. Estresse e falta de vitaminas também podem causar a queda de cabelo exagerada.

5 – Cabelo oleoso

Advinha o que pode causar oleosidade no seu cabelo? Excesso de gordura na sua dieta. Para tentar reduzir essa oleosidade excessiva na cabeça é necessário limitar o consumo de carne, frear o consumo de alimentos gordurosos e fritos como também evitar doces, produtos defumados, álcool e consumo excessivo de café.

6 – Cabelos brancos precoces

Essa parte pode variar muito. Porque o surgimento de cabelos brancos depende muito da genética. Porém, se tais fios aparecem antes da hora pode indicar forte estresse, fadiga prolongada e até uma dieta muito mal sucedida.

7 – Coceira no couro cabeludo

Se a coceira estiver acompanhada de espinhas, escamações ou feridas no couro cabeludo pode indicar psoríase e eczema, o que pode revelar um distúrbio no sistema nervoso.

8 – Cabelos secos

Para terminar essa matéria, cabelos secos são um claro sinal de falta de proteínas e de uma grande insuficiência de ferro e cobre. Ela pode denunciar doenças do sistema endócrino e uma alimentação ruim.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Envie seu comentário