URGENTE! Laboratório recolhe remédio Ranitidina por contaminação com substância cancerígena

URGENTE! Laboratório recolhe remédio Ranitidina por contaminação com substância cancerígena

A Medley, unidade de negócios de genéricos da Sanofi, anunciou o recolhimento de 50 lotes do Ranitidina, um medicamento utilizado no tratamento de úlceras. O recall, como afirmou a empresa, está sendo realizado por causa de uma contaminação com uma substância cancerígena.

Recall de remédio para úlcera

“O recolhimento é realizado devido à possível contaminação com uma impureza de nitrosanima chamada N-nitrosodimetilamina (NDMA). A NDMA identificada é classificada como possível substância causadora de câncer em humanos”, diz o comunicado. O recall é voluntário e tem caráter preventivo.

A Anvisa afirmou que tal contaminação é “inaceitável”: “As nitrosaminas são encontradas em alguns alimentos e suprimentos de água potável, mas as que são formadas em processos de síntese de ingredientes ativos usados na fabricação de fármacos são consideradas como impurezas. Por isso, sua presença em medicamentos é considerada inaceitável”.

Veja abaixo quais lotes não devem mais circular:

tabela remedios 1400x955 0120

Caso você tenha algum desses lotes, é preciso entrar em contato com o SAC da Medley pelo número 0800 729 8000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Envie seu comentário