Vitamina B12: para que serve e onde encontrá-la

Vitamina B12: para que serve e onde encontrá-la

A vitamina B12 é um nutriente que ajuda a manter saudáveis ​​o sangue e as células nervosas do corpo e ajuda a formar o DNA do material genético de todas as células. Também ajuda a prevenir a anemia megaloblástica, uma doença do sangue que deixa as pessoas cansadas e debilitantes

De quanta vitamina B12 eu preciso?

A quantidade de vitamina B12 necessária por dia depende da idade. A ingestão média diária recomendada para diferentes idades está listada abaixo em microgramas (mcg):

Fase de vida Quantidade recomendada
Do nascimento aos 6 meses 0,4 mcg
Bebês de 7 a 12 meses 0,5 mcg
Crianças de 1 a 3 anos 0,9 mcg
Crianças de 4 a 8 anos 1,2 mcg
Crianças de 9 a 13 anos 1,8 mcg
Adolescentes de 14 a 18 anos 2,4 mcg
Adultos 2,4 mcg
Mulheres e adolescentes na gravidez 2,6 mcg
Mulheres e adolescentes durante a amamentação 2,8 mcg

A vitamina B12 está naturalmente presente em vários alimentos de origem animal e os fabricantes irão adicioná-la a alguns alimentos fortificados. A menos que fortificados, os vegetais não contêm vitamina B12. Você pode obter a quantidade recomendada comendo uma variedade de alimentos, incluindo:

  • Peixes, carnes, aves, ovos, leite e outros produtos lácteos;
  • Os moluscos e o fígado bovino são algumas das melhores fontes;
  • Alguns cereais matinais, leveduras nutricionais e outros produtos alimentícios são enriquecidos com vitamina B12.

Quais tipos de suplementos de vitamina B12 estão disponíveis?

dA vitamina B12 pode ser usada em suplementos do complexo B e suplementos contendo apenas vitamina B12. Geralmente existe em uma forma chamada cianocobalamina. Outras formas comuns são adenosilcobalamina, metilcobalamina e hidroxicobalamina. A vitamina B12 também tem uma forma que é dissolvida sob a língua (chamada sublingual). Estudos mostraram que nenhuma forma de suplementação de vitamina B12 é melhor do que outra. A quantidade de vitamina B12 nos suplementos varia muito.

Alguns fornecem doses de vitamina B12 muito maiores do que as doses recomendadas, como 500 microgramas ou 1.000 microgramas, mas seu corpo só consegue absorver uma pequena porção dela. Essas doses são consideradas seguras. Verifique as informações do rótulo do suplemento para descobrir quantas vitaminas ele contém. A vitamina B12 pode ser prescrita por injeção e geralmente é usada para tratar a deficiência de vitamina B12. Também está disponível sob prescrição médica como um gel nasal pulverizado no nariz.

Será que recebo vitamina B12 suficiente?

A maioria das pessoas obtém vitamina B12 suficiente por meio dos alimentos que ingere. O corpo a absorve dos alimentos em um processo de duas etapas. Primeiro, o ácido clorídrico no estômago separa a vitamina B12 da proteína a que está ligada. Em segundo lugar, ela é  liberada e, então, se combina com uma proteína produzida pelo estômago, chamada fator intrínseco B12, e o corpo os absorve juntos. Mas alguns têm problemas para absorvê-la via alimentos.

A vitamina B12 no suplemento não está ligada à proteína e não requer a primeira etapa (conforme descrito acima). No entanto, a vitamina B12 em suplementos deve ser combinada com o fator B12 intrínseco para ser absorvida. A anemia perniciosa é uma doença autoimune que não pode produzir fatores intrínsecos. Portanto, é difícil para eles absorverem a vitamina B12 dos alimentos e de suplementos dietéticos. A deficiência de vitamina B12 afeta de 3% a 43% dos idosos. Seu médico pode testar seu nível de vitamina B12 para ver se você é deficiente.

Certos grupos de pessoas podem não receber vitamina B12 suficiente ou ter problemas para absorvê-la:

  • Os adultos mais velhos não têm ácido clorídrico suficiente no estômago para absorver a vitamina B12 que está naturalmente presente nos alimentos. Pessoas com mais de 50 anos devem obter a maior parte da vitamina B12 de alimentos fortificados ou suplementos dietéticos porque, na maioria dos casos, seus corpos podem absorver a vitamina dessas fontes.
  • Pessoas com uma doença autoimune chamada gastrite atrófica podem não absorver vitamina B12 suficiente porque produzem muito pouco ácido clorídrico e fator intrínseco no estômago.
  • Pessoas com anemia perniciosa não produzem o fator intrínseco necessário para absorver a vitamina B12. Como resultado, eles têm problemas para absorver a vitamina B12 de alimentos e suplementos dietéticos. Os médicos geralmente tratam a anemia perniciosa com injeções de vitamina B12, embora doses muito altas de vitamina B12 administradas por via oral também possam ser eficazes.
  • Pessoas que passaram por alguns tipos de cirurgia estomacal ou intestinal (por exemplo, para perder peso ou remover parte ou todo o estômago) podem não produzir ácido clorídrico e fator intrínseco suficientes para absorver a vitamina B12.
  • Pessoas com distúrbios do estômago e do intestino delgado, como doença celíaca ou doença de Crohn, podem não absorver vitamina B12 suficiente.
  • Pessoas que comem pouco ou nenhum alimento animal, como vegetarianos e veganos, podem não obter vitamina B12 suficiente em suas dietas. Somente os alimentos de origem animal têm vitamina B12 naturalmente. Quando mulheres grávidas e mulheres que amamentam seus bebês são vegetarianas ou veganas, seus bebês também podem não receber vitamina B12 suficiente.

O que acontece se eu não receber vitamina B12 suficiente?

Seu corpo armazena 1.000 a 2.000 vezes mais vitamina B12 do que você normalmente ingere por dia, então os sintomas da deficiência de vitamina B12 podem levar vários anos para aparecer.

Se você tem deficiência de vitamina B12, pode se sentir cansado ou fraco. Esses são sintomas de anemia megaloblástica, que é uma marca registrada da deficiência de vitamina B12. Você também pode ter pele pálida, palpitações cardíacas, perda de apetite, perda de peso e infertilidade. Suas mãos e pés podem ficar dormentes ou formigando, um sinal de problemas nervosos. Outros sintomas da deficiência de vitamina B12 incluem problemas de equilíbrio, depressão, confusão, demência, memória fraca e dor na boca ou na língua.

Em bebês, os sinais de deficiência de vitamina B12 incluem problemas de crescimento, atrasos em atingir os marcos de desenvolvimento típicos e anemia megaloblástica.
A deficiência de vitamina B12 pode danificar o sistema nervoso mesmo em pessoas que não têm anemia megaloblástica, por isso é importante tratar a deficiência o mais rápido possível.

Quais são alguns dos efeitos da vitamina B12 na saúde?

Os cientistas estão estudando a vitamina B12 para entender como ela afeta a saúde. Aqui estão vários exemplos do que esta pesquisa mostrou:

Câncer

Algumas pesquisas mostram que pessoas com altos níveis de vitamina B12 têm maior risco de câncer. Mas outra pesquisa mostra que o risco de câncer é maior em pessoas com baixos níveis de vitamina B12 ou que os níveis de vitamina B12 não afetam o risco de câncer. Mais evidências são necessárias para dar uma resposta definitiva.

Doença cardíaca e acidente vascular cerebral

Suplementos de vitamina B12 (junto com outras vitaminas B) reduzem os níveis de homocisteína no sangue, um composto associado a um risco aumentado de ataque cardíaco ou derrame. Apesar de reduzir a homocisteína, pesquisas mostram que essas vitaminas não reduzem o risco de desenvolver doenças cardiovasculares ou acidente vascular cerebral.

Energia e resistência

Os fabricantes costumam promover suplementos de vitamina B12 para energia, desempenho atlético e resistência. Mas a vitamina B12 não fornece esses benefícios em pessoas que obtêm B12 suficiente de sua dieta.

A vitamina B12 pode ser prejudicial?

A vitamina B12 não demonstrou causar nenhum dano, mesmo em altas doses.

A vitamina B12 interage com medicamentos ou outros suplementos dietéticos?

Sim, os suplementos de vitamina B12 podem interagir ou interferir com alguns medicamentos que você toma. Aqui estão vários exemplos:

Inibidores do ácido gástrico: pessoas tomam inibidores do ácido gástrico para tratar certos problemas de digestão, como refluxo gastroesofágico e úlcera péptica. Esses medicamentos podem interferir na absorção da vitamina B12 dos alimentos ao retardar a liberação de ácido clorídrico no estômago, levando à deficiência de vitamina B12. Os inibidores do ácido gástrico incluem omeprazol, lansoprazol, cimetidina e ranitidina.

Metformina A: é usada para tratar pré-diabetes e diabetes. A metformina pode reduzir a absorção de vitamina B12 e diminuir os níveis de vitamina B12 no sangue.

Informe o seu médico, farmacêutico e outros profissionais de saúde sobre quaisquer suplementos dietéticos e medicamentos prescritos ou sem receita que você tome. Eles podem dizer se o suplemento irá interagir com sua medicação. Eles também podem explicar se os medicamentos que você está tomando interferem na maneira como seu corpo absorve ou usa outros nutrientes.

Alimentação saudável

As pessoas deveriam obter o máximo de sua nutrição com alimentos e bebidas. Os alimentos contêm vitaminas, minerais, fibras dietéticas e outros ingredientes saudáveis. Em alguns casos, alimentos fortificados e suplementos dietéticos podem ser úteis quando uma ou mais necessidades de nutrientes não podem ser atendidas (por exemplo, em um estágio específico da vida, como a gravidez).

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